Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Papa Bento XVI fará seu primeiro tweet dia 12 de dezembro


 O papa Bento XVI lançará seu primeiro tweet através de sua conta no Twitter no próximo dia 12 de dezembro, informou o Vaticano nesta segunda-feira, data da apresentação da conta do pontífice pelo presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, o arcebispo Claudio María Celli.
 Leia mais clicando na postagem ou logo abaixo em "Leia Mais".



 Os tweets do papa, de quase 86 anos, serão publicados em oito idiomas: espanhol, inglês, italiano, português, alemão, polonês, árabe e francês, enquanto a conta oficial do Pontífice será @pontifex (em inglês).
 As dos outros idiomas serão acompanhadas pelas siglas do idioma, como: @pontifex_es, em espanhol; @pontifex_pt, em português; @pontifex_ar, em árabe; @pontifex_it, em italiano; @pontifex_fr, em francês; @pontifex_de, em alemão, e @pontifex_pl, em polonês.
 Os primeiros tweets de Bento XVI serão publicados na próxima quarta-feira, por ocasião das audiências públicas das quartas-feiras, e terão maior frequência com a passagem do tempo.
 O novo assessor de comunicação do Vaticano, o americano Greg Burke, que participou da apresentação do Twitter do papa, precisou que os tweets serão publicados a partir do meio-dia local e, de imediato, responderá perguntas relacionadas à fé.
 As pessoas que desejarem enviar suas questões ao pontífice, por causa da data de abertura da conta, terão até o dia 12 para enviá-la. As perguntas poderão ser enviadas em qualquer um dos oito idiomas previstos à hashtag '#askpontifex'.
 Além da presença do arcebispo Celli e de Burke, a apresentação da conta do Twitter do papa também contou com o secretário do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Paul Tighe; o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, e o diretor do 'L'Osservatore Romano', Gian María Vian.
 A presença de cinco representantes do Vaticano na apresentação do Twitter do papa, que escreve seus textos à mão e com uma letra muito pequena, evidenciou a 'importância' que a Santa Sé dá às redes sociais para divulgar o Evangelho, precisou Burke.
 Embora o bispo de Roma não navegue pela internet, como revelou Lombardi, pede com frequência a seus colaboradores que realizem buscas pela rede.
 Bento XVI inaugurou no último ano o portal multimídia do Vaticano na internet, 'News.va', com uma mensagem através da rede.
 'Queridos amigos, acabo de lançar o 'News.va'. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bençãos', escreveu o papa usando um tablet de última geração.
 O papa está convencido de que a Igreja precisa usar todos os meios de comunicação a seu alcance para divulgar o Evangelho e em vários documentos, como disse na mensagem enviada aos jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, disse que precisam usar internet para apresentar Cristo ao mundo.
 Além de usar a rede para divulgar as atividades do pontífice, da Igreja e da Santa Sé, há três anos o Vaticano criou um site conectado à rede social Facebook, através da qual os usuários podem trocar postais virtuais do papa, discursos e mensagens do pontífice.
 Através da página também podem ser vistos vídeos de notícias sobre o Vaticano e o papa. EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário