quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A Lua é o único satélite natural da terra?


 Nas aulas de Geografia aprendemos que a Lua é o único satélite natural da Terra.
 No entanto, astrônomos observam há anos algo surpreendente: além da Lua, existem muitos outros satélites naturais na órbita terrestre. Mas ao contrário da Lua, estes corpos celestes são menores e têm duração temporária. Além do mais, pode-se afirmar que asteroides, com no mínimo 1 metro de diâmetro, podem ser considerados “pequenas luas” e isso é um fenômeno que ocorre pelos denominados "arrastões" de corpos celestes para a nossa órbita.
 Alguns asteroides ficam presos à força da gravidade da Terra e acabam orbitando nosso planeta assim como a Lua e apesar de serem considerados satélites naturais, estes corpos não influenciam nas marés ou outros fenômenos da natureza. 
 Os pequenos corpos celestes podem ser considerados então, mini-luas e podem ficar presos ao nosso planeta durante anos e se soltar sem qualquer aviso prévio.
 Conforme informações de cientistas, a cada ano que passa, a Terra “adota” ao menos um satélite ou mini-lua, que pode atingir o tamanho de um carro, como era o caso do RH120, asteroide que ficou preso por um ano, soltando-se posteriormente.

(Fonte: Mini Lua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário