Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Rio Parnaíba - PI terá sua navegabilidade vistoriada


 

A plena navegabilidade do rio Parnaíba sempre foi um desejo dos Estados do Piauí e Maranhão.   Acreditando na potencialidade do Velho Monge, o Governo estadual, através da Secretaria dos Transportes do Estado do Piauí, participa de uma vistoria técnica para inspeção na hidrovia do Parnaíba organizada pelo consórcio empresarial Hidrotopo-Dzeta.
 Ao todo, serão quatro dias de viagem, entre os dias 10 e 14 de setembro, por toda a extensão do rio e reuniões nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Teresina, Guadalupe, Floriano, Alto Alegre, Uruçuí e a cidade maranhense de Balsas. De acordo com o projeto desenvolvido pelo consórcio, serão elaborados estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental além da elaboração de projetos de dragagem, derrocamento, sinalização de margem em balizamento de 1.400 quilômetros da hidrovia.
 A inspeção tem como objetivo esclarecer as premissas do projeto, definir os demais eventos de acompanhamento e fiscalização e a visitar preliminarmente as prefeituras e empresários locais, visando o engajamento dos mesmos ao projeto da hidrovia.
 As iniciativas privada e pública veem com bons olhos que uma hidrovia com estrutura e condições de percorrer todo o rio representaria desenvolvimento e economia para toda a região. O escoamento da produção industrial e agrícola ganharia dinamismo além de baratear toda a operação que compromete grande parte dos orçamentos de proprietários rurais e de indústrias.
Um contrato assinado pela Administração das Hidrovias do Nordeste (AHINOR), subordinada ao DNIT, e o Consórcio Hidrotopo-Dzeta, deve trazer melhorias para a Hidrovia do Rio Parnaíba. A ação, incluída no PAC, tem com objetivo consolidar a navegação na hidrovia pela qual poderá se escoar, por exemplo, a produção de grãos da região dos cerrados, barateando o frete.
(Fonte: Pro Parnaíba)

Um comentário:

  1. Sonho com esse momento tão especial para os piauienses e maranhenses, que é ver o nosso Querido Velho Monge voltar aos seus tempos áureos da navegabilidade, tenho 42 anos, espero poder morrer feliz só depois de presenciar o vai e vem de grande embarcações seja transportando mercadorias, seja fazendo turismo pelas belas cidadezinhas que margeiam esse nosso sofrido Rio Parnaíba.
    Que Deus ouça todos os nossos e nos abençoe com um grande presente que é: Dando de Volta a vida ao nosso maior patrimônio natural O Rio Parnaíba.
    Um grande abraço a todos que assim como eu tem esse humilde sonho...
    Carlos Magno.

    ResponderExcluir